USO DE TELAS
O uso de telas em excesso, é mesmo prejudicial?
SIM!!!!
E por quê?
Porque o cérebro da criança fica mais preguiçoso.
Vamos entender o que é criatividade: um processo de transfomar a imaginação em realidade.
Se uma criança recebe tudo pronto nas telas, ela pula a etapa da imaginação, tornando-se menos criativa e mais preguiçosa para pensar sobre as coisas.
Esta criança, muito exposta às telas fica mais agitada, impulsiva, quer respostas rápidas para tudo, não tem paciência para esperar e ouvir.
Hoje é muito comum vermos nos atendimentos, crianças sem iniciativa para o brincar sozinha, precisando ser incentivada para o entretenimento.
O que é nomofobia? É um termo que vem do inglês = no - mobile - fobia, que quer dizer "medo sem celular". É o medo de ficar sem o aparelho, sem bateria.
A criança e/ou adolescente que está nomofóbica mostra alguns sinais que são: alteração de peso, dificuldade para dormir, agressividade, nervosismo, impaciência, agitação, falta de concentração.
E esta nomofobia está muito ligada ao celular, mas também se aplica aos tablets, televisores, computadores e notebooks, qualquer aparelho que emita radiação.
Em 2022, um estudo foi publicado no Journal of Integrative Neuroscience que apresentou dados científicos sobre os danos do uso excessivo de telas na fase de desenvolvimento do cérebro de crianças e adolescentes, trazendo prejuízos à memória, atenção, concentração, dificultando a aprendizagem.
Qual o tempo sem prejuízos para exposição às telas para uma criança?
De 0 a 2 anos = NADA
De 2 a 5 anos = 1 hora por dia
De 6 a 10 anos = 2 horas por dia
De 11 a 17 anos = 3 horas por dia
O que fazer para tirar a criança de frente das telas neste período de férias?
Além de promover e incentivar brincadeiras ao ar livre: caminhadas, pracinhas, parques, bicicleta, patins, patinete, bola, bambolê, corda etc, você pode dar atividades de vida díária para sua criança executar e lhe ajudar, como: secar louças ou panelas (se ainda for menor de 4 anos), ajudar a estender roupas no varal, retirar e dobrar as roupas, guardar roupas no armário, organizar suas gavetas, seus brinquedos, lavar brinquedos de plástico, cuidar da alimentação dos animais da casa, ajudar a regar as plantas e jardim ou molhar a grama, tirar o pó de alguns móveis.
Você estará oferecendo para tua criança aprendizados para o resto da vida dela e assim a entretendo e a deixando longe das telinhas.
Lembre-se de sempre comemorar o término de uma tarefa e elogiar o esforço da criança em fazer bem feito.
Quem não fiscaliza, permite!