Transtorno do Processamento Sensorial
Transtorno do Processamento Sensorial
O que é?
Condição neurobiológica na qual uma pessoa recebe os estímulos do ambiente ou do próprio corpo com uma intensidade muito maior ou muito menor que o padrão.
Temos pessoas que são hipersensíveis, quando algum estímulo é quase intolerável e existem as pessoas hipossensíveis, nas quais o estímulo não chega como deveria.
Sendo um transtorno, também há o padrão combinado ou misto, que são pessoas hipersensíveis a alguns estímulos e hipossensíveis a outros.
Este transtorno muitas vezes pode parecer frescura ou excesso de mimo. Então, os pais "endurecem", dão castigos, negociam, às vezes cedem de exaustão.
Problemas sensoriais podem estar por trás de posturas atípicas e do modo de caminhar, como andar na ponta dos pés e executar as tarefas de forma diferente.
Podem interferir no cuidado pessoal: uso de vestes e calçados, aquela etiqueta que incomoda ou a bolinha que se forma na meia...
Aversão a atividades de higiene, porque a água é muito fria, ou medo de cortar as unhas e os cabelos, sentindo realmente muita dor.
Outro aspecto é a seletividade alimentar, como ingerir somente alimentos da mesma cor, não misturar os alimentos no prato...
Reações incomuns a aspectos do ambiente: cheiros, barulhos, iluminação, frio, calor, contato físico...
Podem ser os responsáveis pela recusa em realizar determinadas atividades ou por estados de fadiga e mal-estar. As manifestações podem ser muito variadas, dependendo do perfil de cada um.
Suspeitando sobre possibilidade de alterações do processamento sensorial, a pessoa deve ser avaliada por terapeuta ocupacional com formação em Integração Sensorial.