TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA
Dando continuidade aos transtornos de personalidade, hoje trago o Narcisista, muitas vezes confundido com o Histriônico, do qual já discorremos por aqui.
A pessoa que tem este transtorno caracteriza-se por um padrão de grandiosidade, necessidade de adulação e não exerce empatia com o próximo.
A necessidade que esta pessoa tem de atenção, elogios e sentir-se querida pelas pessoas, está diretamente ligada à sua dificuldade em regular sua autoestima; um traço muito incômodo deste transtorno é a arrogância e a tendência em desvalorizar pessoas para se sentirem superiores.
É muito comum que uma pessoa Narcisista tenha como comorbidades: depressão, anorexia, borderline, histriônico e/ou abuso de substâncias como cocaína.
Então, um Narcisista superestima suas realizações, se achando muito especial, original, e com muita freqüência irá desvalorizar as realizações de outras pessoas. Eles estão preocupados com fantasias de suas grandes realizações, em serem admirados pela sua inteligência ou beleza, e irão se aproximar de pessoas consideradas talentosas e especiais no grupo, deixando de lado o grupo de pessoas consideradas por ele de “comuns”.
Como um Narcisista tem uma autoestima muito frágil, precisa do elogio e da aprovação do outro, eles são sensíveis e se chateiam com as críticas dos outros e pelo fracasso, o que faz com que se sintam humilhados e derrotados. Eles podem responder com raiva ou desprezo, ou podem contra-atacar violentamente. Ou eles podem se afastar ou aceitar externamente a situação em um esforço para proteger sua sensação de grandiosidade. Eles podem evitar situações em que podem falhar.
O tratamento indicado é o de psicoterapia psicodinâmica.