Como Ensinar Seu Filho Sobre Pessoas Estranhas
Um dos maiores medos dos pais é que seu filho seja vítima de sequestro, abuso, tráfico e desapareça. Incomensurável a dor de um pai e de uma mãe quando uma tragédia destas acontece.
Pois, cabe aos pais e responsáveis pelas crianças, ensiná-las sobre o que são PESSOAS ESTRANHAS.
Primeiro precisamos definir para nosso filho o que seja uma pessoa estranha: é aquela que você não conhece e que será um erro se a criança falar com ele, longe da presença do papai, mamãe ou quem cuida dela.
Na sequencia, precisamos definir quem são os adultos de confiança: mãe, pai, outros familiares, professora, diretora da escola, deixando claro para esta criança que se algum adulto se aproximar e você mãe, pai ou responsável não estiver por perto, a criança deve evitar esta pessoa: não conversar, não responder nenhuma pergunta e correr para perto de quem é conhecido dela.
Pergunte para sua criança como um estranho é... pode ser novo, velho, querido, sorridente ou sério e a criança nunca deve sair com alguém assim sem a presença de um adulto que ela confie.
Outra fala importante que devemos ter é sobre o que o estranho poderá oferecer como pirulito, picolé, sorvete, bala, chocolate, salgadinhos, refrigerante e até brinquedo e convidar para entrar no carro dele para levar até um parque ou circo, praça ou shopping, a criança precisa entender que ela precisa sair correndo e procurar seus pais.
Pode acontecer de você pai ou mãe perceber seu filho desconfortável com algum adulto conhecido, que a criança tenha contato, investigue, diga não, estabeleça limites.
Também devemos ensinar nosso filho a dar o sinal de alerta quando estiver em perigo, falando alto que não conhece a pessoa ou o que ela quer, fazendo algum barulho, chamando a atenção de outras pessoas. Hoje temos um sinal que está se popularizando internacionalmente que é o da criança abrir e fechar a mãozinha, colocando o dedo polegar para dentro da mão, como se fosse a letra B e depois letra E em LIBRAS, abrindo e fechando os quatro dedinhos, tipo um abano(imagens ilustrativas). As pessoas estão sendo informadas de que este é um sinal onde ali há uma criança em perigo dando alerta do problema.
Não esqueça de ensinar sua criança de que na Internet também tem pessoas estranhas e más, que se fazem de crianças também, mas que são adultos maldosos, portanto, nunca dizer seu endereço, qual escola estuda ou telefone de casa ou o seu próprio, mostrar para mamãe e papai quem são seus amigos da Internet, e os pais vigiarem de tempo em tempo.
Um lembrete: colocar roupas ousadas nas suas crianças pequenas, onde há muita exposição do corpo para ir à escola, passeios etc e maquiar as meninas, atrai o olhar de pedófilos. Não sabemos em que lugar eles estão, a vigilância no dia-a-dia e nas redes sociais é importantíssima.
Precisamos educar nossos filhos para a vida em sociedade, com autonomia, crítica, dissernimento, e os pais são os portadores da palavra para seus filhos. O mundo fora das paredes de um lar tem suas hostilidades, mas sabemos que com carinho, paciência e vigilância, podemos ter filhos responsáveis e que pratiquem o autocuidado e autopreservação.